quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Culto de Ensino

Na noite desta segunda-feira, 28/09, o Pr. Elienildo do Amaral Soares, em mais um culto de ensino, explanou acerca de uma das Doutrinas da Salvação: A Expiação. Tendo como texto base no livro de II Crônicas 29. 20-24, o líder da AD Jequié, inciou dizendo aos irmãos que, ao aceitarmos a Jesus como nosso Senhor e Salvador, nossos pecados foram perdoados e lançados no mar do esquecimento. Porém, Satanás, muitas vezes, traz à nossa memória os erros cometidos e ora perdoados, o que devemos repreendê-lo e sermos agradecidos a Deus pela nossa Salvação. Durante o ensino da Palavra, o servo do Senhor, relatou o procedimento realizado no Antigo Testamento quanto à expiação - que significa "cobrir" (comunica a idéia de cobrir o pecado mediante um "resgate") - dos pecados do povo de Deus. No dia da Expiação, o sumo sacerdote vestia as vestes sagradas e, antes do ato de expiação, oferecia um novilho pelos seus próprios pecados. Em seguida, tomando dois bodes: sacrificava um e levava seu sangue, entrava no Lugar Santissímo, para além do véu do Tabernáculo, e aspergia aquele sangue sobre o propiciatório, o qual cobria a Arca contendo a Lei Divina que fora violada pelos israelitas, mas que agora estava coberta de sangue, e assim se fazia expiação pelos pecados de todo o povo. E o outro bode, o sacerdote tomava-o vivo, impunha as mãos sobre sua cabeça, confessava sobre ele todos os pecados e o enviava ao deserto, simbolizando isto que os pecados deles eram levados para fora do arraial.
Esse sacrificio no Dia da Expiação proviam uma "cobertura" dos pecados, e não a remoção deles. Por isso, o sacrificio perfeito de Cristo na cruz, derramando seu sangue, é a expiação plena e definitiva que Deus oferece à raça humana; expiação esta que remove o pecado de modo permanente (Hb 10.4,10,11).
Cristo tornou-se nosso Sumo Sacerdote e, intermediou o perdão de nossos pecados junto a Deus, através de seu sangue derramado, não mais sendo necessário fazermos sacrificios temporários, pois, tudo se cumpriu em Jesus (Cl 1.16-22). (grifo nosso)

Nenhum comentário: